top of page
  • Foto do escritorNutricionista Cíntia Kobayashi

Quem quer café?

Atualizado: 2 de ago. de 2020

Um "bate-bola" nutricional sobre a bebida mais amada dos brasileiros.




Quem aí também ama um cafezinho?

Quanto beber? O consumo equilibrado de café seriam de 2 a 3 xícaras ao dia. O excesso pode causar dor de cabeça, agitação, irritação e atrapalhar o sono. Pessoas com gastrite e as gestantes devem evitar o consumo.


Como preparar? Use água filtrada quente, não fervente. Assim as propriedades benéficas do café são preservadas. Beba preferencialmente logo após o preparo, pois à medida que o tempo passa, o café sofre alterações que, em algumas pessoas, podem levar a desconforto, azia, queimação.


Filtrado ou expresso? Ambos são ricos em antioxidantes, como os ácidos clorogênicos. Porém quem tem pressão alta deve evitar o expresso.


Açúcar ou adoçante? De preferência, nenhum dos dois. Se você adoça o café com açúcar, tente ir reduzindo a quantidade até retirá-lo. Os adoçantes naturais, como stevia, eritritol e xilitol são opções melhores, mas também devem ser consumidos com moderação. No início, o café puro pode parecer desagradável, mas tenha certeza de que em poucos dias o paladar se tornará adaptado, e você passará a apreciar o verdadeiro sabor do café!


Quais os benefícios do café? Redução no risco de doenças neurodegenerativas, doenças inflamatórias, diabetes tipo 2, melhora da disposição, memória, concentração e performance em exercícios de endurance. Isso claro, se consumido de forma equilibrada, e dentro de um contexto de alimentação saudável.


Cintia Kobayashi

Nutricionista CRN9 20556

20 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page